sábado, 8 de outubro de 2016

Organização do Ambiente Educativo

       Olá!
       Temos andado muito atarefados a organizar a nossa sala de atividades...

Neste início do ano letivo valorizamos a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no grupo. Organizar a sala por Áreas, de acordo com as necessidades e interesses das crianças de modo a permitir o crescer a cada criança, de acordo com a sua personalidade, oferecendo um leque variado de possíveis atividades em que reine a criatividade, a cooperação, a construção, a liberdade de escolha..., dando-lhes espaço/espaços para SER / CRIAR / VIVER / REVIVER e CRESCER.



Pretende-se facilitar a organização e a tomada de pertença a um grupo, bem como o respeito pelo outro, através de jogos, histórias e de alguns instrumentos de organização, monitorização e de regulação. Será também, privilegiada a reunião em grande grupo para conversar, escolher, planear, avaliar, resolver problemas conflitos ou para negociar.



Com as crianças estabelecemos, de comum acordo, as regras e normas de convivência e funcionamento, lembrámos as palavrinhas mágicas e elaborámos alguns instrumentos de organização, de monitorização e regulação (Identificação de cabides, Tabela de presenças, Calendário, Pictograma de idades, Registo de aniversários ...). Identificámos, também, as Áreas e estabelecemos o número máximo de crianças que podem estar a trabalhar autonomamente em cada área de atividade.

Algumas das nossas REGRAS... 


As nossas PALAVRINHAS MÁGICAS...


TABELA DE PRESENÇAS...


PICTOGRAMA DE IDADES...


               
                OS NOSSOS ANIVERSÁRIOS...

 

1 comentário: